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A escolha e a contratação de um palestrante para o seu evento

Palestrante Xuxa Natação

Quer organizar um curso, um seminário, um workshop, um treinamento ou até uma palestra? Vamos ajudar você a escolher o palestrante que melhor se encaixa ao seu evento.

COMO CONTRATAR UM PALESTRANTE

O palestrante é quem tem como objetivo provocar reflexões sobre assuntos diversos, informar, cativar, gerar discussões e a possibilidade de mudanças no comportamento da rotina pessoal ou profissional de quem estiver assistindo-o. A satisfação do participante em relação a esse palestrante que definirá grande parte do sucesso do evento. Por isso, esse profissional precisa ter a habilidade de transformar a temática em algo envolvente e de fácil compreensão para qualquer espectador. Ao escolhê-lo, é preciso levar em consideração se o seu conteúdo vai trazer insights e inputs necessários que façam sentido na vida das pessoas que vão estar em seu evento.

Vamos lá! Juntos, decidiremos qual o estilo de orador que você vai escolher. Faça uma lista que defina quais os palestrantes que se encaixam ao perfil e ao propósito de sua empresa e os separe em três categorias: apresentação técnica, de comportamento e motivacional. Para isso, separamos algumas características básicas que vão te ajudar a escolher os profissionais para cada área dessa lista.

AS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM BOM PALESTRANTE:

  • Apresentar-se bem, despertando a atenção do público.
  • Apresentar coesão nos pensamentos.
  • Dominar o assunto sobre o qual será falado.
  • Gostar de falar em público e, consequentemente, ter uma boa oratória.
  • Ter habilidades, competências empreendedoras e um propósito.
  • Apresentar diferenciais perante outros profissionais do setor: podem ser renomados conferencistas nacionais ou internacionais, profissionais especializados em motivação, vendas, enriquecimento, economia, planejamento financeiro, comunicação, atendimento e relacionamento com clientes, resultados sustentáveis, metas, inovação, entre muitos outros assuntos.
  • E o mais importante de todos saber usar a arte de contar historias, como a técnica do Storytelling, onde o palestrante usa a capacidade de contar histórias de maneira relevante com recursos audiovisuais que são utilizados juntamente com as palavras para chamar atenção da plateia.

Agora que você já levantou a lista dos oradores que dominam essas habilidades, escolha os melhores para combinar com o evento que será realizado. Um bate-papo com a equipe de líderes ou uma pesquisa com os colaboradores facilita essa escolha e ganha mais assertividade na hora de se enquadrar ao tema e aos objetivos do evento.

 

Conte com o Portal ME2 para ajudá-lo a cuidar de todos os detalhes desse evento!

 

O EVENTO

“De certo que a sua lista de profissionais já tenha sido pensada de acordo com evento”, já que o palestrante tem que combinar com o assunto, seja ele: Comunicação, Gestão de pessoas, Gestão financeira, Motivação, Negócios, Mercado Nacional, Saúde, Educação, Economia, Política, Igualdade Social etc. “Mas agora é a hora de avaliar o que mais o seu público precisa e espera” para que o evento aconteça de forma satisfatória. Qual a média de idade do público-alvo, sua formação, expectativas e desejos? Lembre-se: o evento deve combinar com esse perfil e atender às necessidades apresentadas.

 

PLANEJAMENTO DO EVENTO

  • Será mesmo uma palestra? Se não, qual o estilo mais agradaria o público e traria mais aprendizado sobre o tema?
  • O local já foi escolhido?
  • Qual a duração do evento?
  • Quais as expectativas da empresa e do público? E quais os resultados finais esperados?
  • Terá algum tipo de sponsor?
  • Quais as formas de venda do ingresso e pagamento?
  • Quanto custará o evento?
  • Quem cuidará dos bastidores e o que será oferecido?
    Haverá coffee break, almoço, lanche, jantar ou um coquetel?
  • Está tudo certo com a estrutura? Verifique iluminação, palco, som, equipamentos como projetor e passador de slides, microfones, água e banheiros (para os participantes e convidados).
  • E a programação? Já foi impresso um material para entregar na entrada com o programa prévio do evento e a agenda de atividades?
  • Vai existir um material promocional? Canetas, blocos de anotação e pastas são essenciais: divulgam a marca do evento e servem de apoio para os participantes anotarem alguma informação relevante.
  • E não se esqueça de pegar cartões do participantes para criar uma lista de contatos segmentada para os próximos eventos e promover um networking pós palestra para que as pessoas se conectem e troquem a experiência recebida com o palestrante e entre si.
  • Outra dica é fazer um formulário de pós evento para saber qual foi o termômetro do público em relação ao tema e palestrante. Isto ajuda na continuidade de melhoria do processo de contratação.

 

Palestrante decidido! Tudo planejado! Verifique a parte burocrática como o contrato de prestação de serviço do palestrante e bom evento!

Mais dicas? Continue ligado aqui e acessando o nosso conteúdo. Deixe seu comentário sobre esse tema e conte pra gente sobre o que mais você quer saber.

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