,

Músicas para casamento 6 passos para surpreender seus convidados

Músicas para casamento

Músicas para casamento I O conceito e a memória auditiva afetiva musical

Ainda não sabe se vai contratar um DJ, banda, orquestra ou todos para a cerimonia e festa? Com a orientação de profissionais especializados no assunto, criamos um guia com os 6 passos mais importantes para te ajudar na escolha de suas músicas para casamento

1º Passo: Construir a identidade, (conceito) do casamento

O primeiro passo para um belo casamento é delinear um conceito geral. Quando você cria uma identidade, cria uma unidade entre vários elementos que vão compor a cerimônia e a festa. Você pode criar uma identidade escolhendo uma paleta de cores e se mantendo fiel a ela. Fica elegante e você corre muito menos risco de errar por exageros. Outra forma de criar uma identidade é idealizar uma espécie de marca para seu casamento. Pode ser um logo, as músicas para casamento, um monograma, um tipo de letra, um padrão de tecido, um estilo de decoração. Esta marca pode aparecer no convite, na lembrancinha, nos cartões que indicam os números das mesas. Veja nas fotos da noiva acima. Ela criou um monograma nas cores da festa.

Em matéria de experiência, comenta Patricia Fortes do site Noivas do Brasil, casamento não deve ser somente lembrado pela decoração e sim pelos momentos de alegria, amor e felicidade entre pessoas especiais. O conceito deve nascer do desejo de criar um lugar único, com boas memórias afetivas e experiências que possam transcender ao tempo.

Hoje em dia praticamente tudo em um casamento é personalizável, mesmo em igrejas. E algo que fica lindo é a personalização das músicas das entradas, com músicas que marcaram o relacionamento.

 2º Passo: Criar o persona dos convidados

É fundamental você saber qual vai ser a mensagem que você quer passar para seus convidados, inclusive o conteúdo e a imagem que você quer que as pessoas levem como lembrança de seu casamento.

A tendência é ter um profissional como Mentor/Consultor do mercado de eventos musicais para direcionar os noivos através de uma Mentoria especializada para o planejamento musical.

O Mentor/Consultor de festas e eventos sociais e corporativos, Robson Menezes, CEO do Portal ME2 ajuda a mais de 30 anos seus clientes a reduzirem em até 25% o orçamento do casamento. Através de insights e seu knowhall, Robson dá dicas sobre o que realmente faz sentido para o conceito do casamento que esta sendo criado. Além disto, Robson acredita que criar o Persona, conceito de públicoalvo para otimizar, segmentar e definir um tipo de público, é fundamental. A criação do persona é o alicerce para agradar com sucesso qualquer comportamento que se quer atingir, ajudando muito a se ter diretrizes de qual caminho seguir.

Cada momento e público pedem um repertório adequado, e o pacote que você fechou com o coral, banda, orquestra ou DJ, influenciam bastante na definição das músicas e do orçamento.

3º Passo: A escolha do repertório musical

Quem deseja ter uma banda no seu casamento deve se adiantar. “Não existe uma data certa para os noivos contratarem uma banda, mas como o trabalho de uma banda não é algo que pode ser duplicável (mesmo as empresas que têm mais de uma banda não possuem bandas exatamente iguais), a contratação deve ser feita o quanto antes para garantir que os noivos tenham a banda que eles desejam. Como se trata de um trabalho artístico e pessoal, o vínculo ou a afinidade que existe entre os noivos e a banda é muito determinante no sucesso do show”, alerta Arthur Fernandes, diretor executivo do Electro Beat Orchestra, composta por: músicos, coral, ritmistas e DJ que reproduz grandes sucessos da EDM com mashups e versões exclusivas. A orquestra une o melhor da música clássica com produções eletrônicas que agradam tanto os refinados fãs de música erudita quanto aos eufóricos amantes da e-music.

Assim como um bom cardápio e local, a trilha sonora de uma cerimonia e festa são dois fatores que podem fazer seu casamento ser um sucesso ou não. Para a comemoração ser algo inesquecível para convidados e noivos, a seleção de músicas deve ser animada na medida certa. Você deve levar em consideração a sonoridade e o impacto que ela causa em quem ouve. Aqui temos alguns exemplos que cada musica tem seu lugar e hora certa para acontecer. Aprenda no 6º passo qual musica combina mais com cada momento!

  • Para a entrada dos padrinhos e noivo na igreja
  • Entrada da noiva na igreja
  • Entrada de pajens, daminhas e floristas
  • Benção das alianças e momento das assinaturas
  • Cumprimentos
  • Saída padrinhos e noivos na igreja
  • Chegada na festa
  • Dança com os pais
  • Hora do jantar
  • Momento da troca de votos
  • Abertura da pista após jantar dos noivos
  • O arremesso do buquê
  • O encerramento

4º Passo: A estrutura do local da festa

Outra dica importante para casais que desejam ter uma banda no casamento é verificar a estrutura do local do casamento. “Uma banda não é algo que funciona isoladamente. Por isso, é necessário que se veja questões do espaço, como tamanho do palco, eletricidade e do rider (os equipamentos de som e luz necessários para a realização do show). Algumas bandas oferecem o rider, outras precisam que o cliente contrate por fora”, comenta Robson que possui parceria com os melhores e mais confiáveis profissionais de audiovisual do mercado.

 5º Passo: Luz, som e imagem a serviço do amor

Que ingredientes fazem de uma festa um super evento para entrar para a história, pela animação e bom gosto? Músicas boas, som impecável e no volume ideal, iluminação e recursos de audiovisual modernos para embalar a pista de dança!

Para te ajudar nesta etapa da organização do seu grande dia e deixá-lo simplesmente memorável, conversamos com Matheus Luz Cagali, proprietário da produtora Luz Audiovisual que nos deu ótimas dicas sobre as novas tendências audiovisuais a serviço dos casamentos.

Novas tecnologias e tendências para 2017/18

Um evento com o porte de um casamento merece o que há de melhor no mercado. Alguns itens já são conhecidos e quase indispensáveis, como a pista de dança personalizada, bastões de led, fogos indoor e videowall. Para 2017/18, Matheus listou alguns itens que estão em alta:

  • Raio laser
  • Vídeo Mapping
  • Holografias
  • Estruturas clean espelhadas ou black

E para as imagens em tempo real, ou para a exibição de fotos e vídeos da história do casal, há a opção das TVs de led avulsas ou o vídeowall, que é uma união de TVs de Led formando um grande telão de alta definição. Além do video Mapping onde se é possível fazer projeções em alta definição para incrementar o cenário, afirma Matheus.

6º Passo: Os ritmos que mais fazem sucesso na cerimonia e pista de dança

E agora, a quem agradar? A mim e ao meu noivo? Os meus convidados?

O primeiro passo é lembrar que é o “seu dia”! Contudo, não pode esquecer que você não estará sozinha e terá a presença de muitas pessoas que compartilharão este momento com você. Assim sendo, o ideal é definir um repertório eclético, atendendo o gosto da maioria dos convidados e claro, se você tiver um gosto musical muito particular, dedique um momento de sua festa para que esta seleção seja executada.

Aqui vão os ritmos das músicas para casamento mais vibrantes e tocadas em 2017 para que o seus momentos sejam eternizados na memória de seus convidados. 

  • Para a entrada dos padrinhos e noivo na igreja Ritmos: Instrumental, coral ou viola havaina (Ukulele). Músicas para casamento: CANÇÃO DA AMÉRICA – MILTON NASCIMENTO – interpretada por Shelly Simon.
  • Entrada da noiva na igreja – Ritmos: Instrumental, coral ou viola havaina (Ukulele). Músicas para casamento: EU TE AMO – ROBERTO CARLOS – interpretada pela banda Mosaico.
  • Entrada de pajens, daminhas e floristas – Ritmos: Instrumental, coral ou viola havaina (Ukulele). Músicas para casamento: ONE LOVE – BOB MARLEY – interpretada por Lud Mazzucatti.
  • Benção das alianças e momento das assinaturas – Ritmos: Instrumental, coral ou viola havaina (Ukulele). Música para casamento: SOMEWHERE OVER THE RAINBOW – ISRAEL “IZ” KAMAKAWIWOʻOLE’S – interpretada por Shelly Simon.
  • Cumprimentos – Rítmos: Instrumental, coral ou viola havaina (Ukulele). Música para casamento: RUDE – MAGIC – interpretada por banda Mosaico.
  • Saída padrinhos e noivos na igreja – Ritmos: Instrumental, coral ou viola havaina (Ukulele). Música para casamento: UMA NOITE E MEIA – MARINA LIMA – interpretada por Déa Gil.
  • Chegada na festa dos noivos – Ritmos: Viola havaina (Ukulele), musica preferida (DJ), instrumental vibrante. Músicas para casamento: MUNDO NOVO – CAETANO 011 – interpretada por Vertical Jungle ou UM ANJO DO CÉU – MASKAVO – interpretada por Lud Mazzucatti.
  • Dança com os pais – Ritmos: Viola havaina (Ukulele), musica preferida (DJ), instrumental. Música para casamento: BAILA COMIGO – RITA LEE – interpretada por Trio Fino Traço.
  • Momento da troca de votos entre os noivos Ritmos: Viola havaina (Ukulele), musica preferida (DJ), instrumental romântica. Música para casamento: SENTIR – interpretada por LORENZA POZZA.
  • Hora do jantar – Ritmos: Viola havaina (Ukulele), musicas preferidas (DJ), jazz, blues, bossa nova. Música para casamento: COME TOGETHER – BEATLES – interpretada por The Dollar Bills.
  • Abertura da pista após jantar dos noivos – Ritmos: Musicas preferidas (DJ), banda, orquestra e-music, musica eletrônica contemporânea com apresentações com coreografia de noivos e padrinhos. Música para casamento: SEREIA – interpretada por RODRIGO SÁ.
  • O arremesso do buquê – Ritmos: Musica preferida (DJ), instrumental suspense. Música para casamento: I FEEL SO CLOSE – CALVIN HARRIS – interpretada por Yex Live.
  • O encerramento – Ritmos: Musica marcante (DJ), banda, orquestra e-music. Música para casamento: WE FOUND LOVE – RIHANNA – interpretada por EBO Electro Beat Orchestra.

 

Agora que já sabe passo a passo, mãos a obra! Mas, caso tenha dúvidas ainda, consulte o nosso Mentor em casamentos e festas Robson Menezes do Portal ME2 e agende a sua consulta gratuita. Aprenda dicas valiosas que vão otimizar seu tempo e o orçamento musical.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evento Musical - Electro Beat Orchestra – Lançamento DVD – “EBO Experience”.

Evento musical o que o público espera

Músicas para casamento

Músicas para casamento 6 passos para surpreender seus convidados